segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Apresentação do Curso

FACULDADE DE DIREITO DE SOROCABA – FADI
Disciplina: CIÊNCIA POLÍTICA (COM TEORIA GERAL DO ESTADO)
Ano letivo: 2007
Professor: MARUM j.marum@uol.com.br
Apresentação do Curso

- A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, seminários semanais em grupo e leitura obrigatória de um livro por semestre.
- Para as aulas expositivas, o texto básico será a obra Elementos de Teoria Geral do Estado, de Dalmo de Abreu Dallari, tendo como textos de apoio Ciência Política, de Paulo Bonavides, e demais obras indicadas na bibliografia.
- Os seminários sobre autores clássicos serão realizados semanalmente, nas aulas simples (turma noturna, terça-feira; turma diurna, quinta-feira), baseados nas obras dos autores, comentários indicados na bibliografia e em pesquisas feitas pelos alunos. A nota será atribuída conforme o desempenho do grupo, sendo levada em conta também a participação do aluno nos demais seminários. Deverão ser formados grupos de no mínimo dois e no máximo quatro alunos. A apresentação de seminários não será obrigatória (o número de alunos inviabiliza que todos possam fazer a apresentação), mas aqueles que apresentarem um seminário e participarem dos demais terão sua nota acrescida à média em até 1 ponto, conforme o desempenho.
- A leitura obrigatória do semestre será da obra O que é participação política, de Dalmo de Abreu Dallari, devendo cada aluno entregar uma ficha com relatório de leitura, constando os dados do livro e as observações do aluno sobre a obra. A ficha deverá ser entregue à Secretaria até o dia 31 de maio de 2007. O conteúdo da obra poderá ser objeto de argüição nas provas escritas e orais.
- Programa da Disciplina e outras informações, inclusive a bibliografia citada, podem ser encontradas no sítio da Faculdade na Internet, em “textos disponíveis”, ou em http://professormarum.blogspot.com/

4 comentários:

Paulo Alexandre disse...

Estou ansioso com todas as possíveis discussões que o seu blog possa oferecer. São temas que eu, particularmente, tenho grande admiração e um certo êxtase (sem exageros), pois nos leva a uma análise dos fatos sociais que hoje nos cercam (corrupção, crise de identidade nacional, escândalos dentre outros).
Tive CPTGE no ano passado...e estarei, mesmo não sendo da FADI, presente em todos os debates e, na medida do possível, expondo minhas idéias e minhas ilusões.
A síntese de uma democracia começa na contradição de conceitos. Quantos mais discussões forem travadas, melhores serão os produtos finais, que nos levaram à construção de um Brasil mais justo, digno e democrático.

Unknown disse...

Muito legal o blogger professor, com certeza vai nos ajudar muito no desenvolvimento das aulas de Ciência Política - Teoria Geral do Estado. Abraços e até a próxima aula.

Mila disse...

Este é o meu professor.
Como bom aquariano (14/02
tá perto hein!), saiu na frente inovando com a criação de um blog para que seus alunos estejam sempre informados e atualizados. E de quebra o programa da faculdade.
Sou sua fã.

Mila

Unknown disse...

Mais uma vez o Prof. Jorge Marum manifesta o seu respeito pelo aluno: um Blog, com o programa da disciplina e textos a ela relacionados. Quem teve o privilégio de assistir às aulas dele na Faculdade de Direito de Sorocaba sabe que poucos professores são tão atenciosos com o aluno.