terça-feira, 1 de março de 2011

Resumo 6 - Sociedades Políticas

I – Da Sociedade (continuação)

3. As sociedades políticas


“De fato, os homens vivem na sociedade e em sociedades. Vivem na sociedade global e vivem nos grupos sociais de que a sociedade global é constituída” (Goffredo Telles Jr.)

Sociedades humanas. Goffredo Telles Jr. ensina que, ao contrário do que ocorre com os animais gregários, no ser humano a sociedade é natureza e é contrato. O ser humano tem necessidade de viver em sociedade, mas decide racionalmente quando e como vai fazer isso. Para os animais, a sociedade é um fim em si mesmo. Para o ser humano, a sociedade é um meio para satisfazer suas necessidades e atingir seus objetivos.

Processo de integração social. Conforme Goffredo Telles Jr., as sociedades primitivas eram muito simples e homogêneas. Com a evolução, veio a divisão de tarefas e a formação de grupos, num processo de diferenciação dentro de uma mesma sociedade, que vai se tornando mais complexa. Porém, os grupos são interdependentes e daí surge a necessidade de uma coordenação entre eles, estimulando a solidariedade, na busca do bem comum.

Espécies de sociedades. A sociedade global é composta de inúmeras sociedades, que têm por fim satisfazer as necessidades e realizar os objetivos dos seres humanos. Vários autores procuraram classificar os diversos tipos de sociedade. Resumindo as diversas teorias, Dallari divide as sociedades em duas espécies: a) sociedades de fins particulares ou específicos (escolas, igrejas, clubes, empresas); b) sociedades de fins gerais, ou sociedades políticas, cujo objetivo é criar condições para a consecução dos fins particulares (família, tribo, cidade, Estado etc.).


Estado. O Estado, portanto, é uma sociedade política, que tem por finalidade o bem comum dos seus cidadãos, isto é, através do seu funcionamento, criar condições de vida social para que as demais sociedades de fins particulares nele contidas possam servir para a expressão e o desenvolvimento da personalidade humana em todos os seus aspectos.


Leitura essencial: Dalmo Dallari, Elementos de Teoria Geral do Estado, Capítulo I, itens 21 e 22.
Leitura complementar: Goffredo Telles Jr., O povo e o poder, Cap. I.

Nenhum comentário: